Porto com + Saúde

Focado no acesso aos cuidados de Saúde primários, o projeto “Porto com + Saúde” pretende garantir que todos os cidadãos que padecem de doenças crónicas tenham acesso à medicação sujeita a receita médica de que necessitam, independentemente da sua condição social ou económica. Tendo sido implementado em março de 2016, na zona histórica da cidade invicta, nomeadamente na freguesia da Vitória, no seu primeiro ano de atividade auxiliou mais de 60 agregados familiares carenciados, foi vencedor de 6 prémios de relevo nacional e contou com a colaboração de 5 farmácias portuenses. Atualmente, auxiliamos 80 agregados familiares, pagando a totalidade da medicação sujeita a receita médica prescrita, imprescindível para a vida e bem-estar do beneficiário.

Para garantir o anonimato dos beneficiários Cura+, doentes carenciados, são estabelecidas parcerias com Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s), sendo estas responsáveis pela referenciação de todos aqueles que integram este projeto, segundo critérios pré-definidos e acordados. A cada doente carenciado é atribuído um cartão que permite a compra da medicação necessária de forma totalmente gratuita, numa farmácia Cura+.

A totalidade dos custos da medicação são suportados pela Cura+ através de ações de sensibilização e campanhas de angariação de fundos realizadas mensalmente nas cinco farmácias parceiras deste projeto.